O envio do artigo deverá ser em português e poderão ser aceitos a critério do Conselho Editorial.
Formato do manuscrito
Folha de rosto
Título: O título do artigo deve ser curto, claro e conciso (Máximo 20 palavras) em português e inglês.
Autor(es): Inserir o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es) no segundo toque com a tecla Enter, centralizado, espaçamento simples acompanhado da titulação máxima, vinculação institucional, endereço, RG, CPF, fone e e-mail de cada autor.
Deverá ser indicado o autor para correspondência.
A quantidade de autores por trabalho não poderá exceder a seis (06).
Itens do texto completo
Título
O título do artigo deve ser curto, claro e conciso (Máximo 20 palavras) em português e inglês.
Resumo
O resumo deve ser apresentado em português e inglês (Abstract).
Artigos originais: Deve conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, elaborado de forma estruturada com as seções destacadas: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão.
Relato de caso clínico/Relato de experiência: Deve conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, elaborado de forma estruturada com as seções destacadas: Objetivo, Relato de caso clínico/Relato de experiência e Conclusão.
Artigos de revisão: Deve conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, elaborado de forma estruturada com as seções destacadas: Objetivo, Métodos, Desenvolvimento e Conclusão.
Visão do profissional: Deve conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, elaborado de forma estruturada com as seções destacadas: Objetivo, Conteúdo e Conclusão.
Descritores (Palavras-chave)
Para os artigos das áreas de ciências da saúde e temas correlatos, indicar de três a cinco Descritores. Recomenda-se a seleção dos descritores a partir do DeCS (Descritores em Ciência da Saúde da Bireme), disponível em https://decs.bvs.br/. Para área que não apresentam linguagem específica de indexação poderá ser informadas palavras-chave (3 a 5).
Abstract
Versão fidedigna do Resumo traduzido para língua inglesa.
Descriptores (Keywords)
Indicar de três a cinco Descriptores (versão em inglês dos Descritores usados no Resumo).
Texto
Artigos Originais: devem ser estruturados em Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, Considerações Finais/Conclusões, Agradecimentos (quando necessário) e Referências. Quando o trabalho for resultado de pesquisa que envolveu direta ou indiretamente seres humanos o número do Parecer Consubstanciado do Comitê em Pesquisa deverá constar nos Métodos e o parecer enviado junto ao trabalho no ato da submissão. Deverá ter no máximo 15 páginas no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 em todo texto. Não é recomendado que o trabalho tenha mais que 25 referências ou que tenha citações diretas. As figuras e/ou tabelas devem estar apresentadas dentro do texto, o mais próximo possível de quando citada, num máximo de 5 figuras/tabelas. O objetivo deve aparecer explicitamente nos parágrafos finais da introdução.
Relato de Caso Clínico/Relato de Experiência: devem ser estruturados em Introdução, Relato do Caso/Relato da Experiência, Discussão, Considerações Finais/Conclusões, Agradecimentos (quando necessário) e Referências. Deverá ter no máximo 10 páginas no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 em todo texto. Não é recomendado que o trabalho tenha mais que 15 referências ou que tenha citações diretas. As figuras e/ou tabelas devem estar apresentadas dentro do texto, o mais próximo possível de quando citada, num máximo de 5 figuras/tabelas. O objetivo deve aparecer explicitamente nos parágrafos finais da introdução.
Artigos de revisão: deverão ser divididos em Introdução, Métodos, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. Os artigos de revisão deverão ter no mínimo 15 e no máximo 30 referências, priorizando as atuais (últimos 5 anos), assim como no máximo 15 páginas. As demais características do trabalho deverão adotar as normas para Artigos Originais. O objetivo deve aparecer explicitamente nos parágrafos finais da introdução.
Visão do profissional: deverão ser estruturados em Conteúdo, Considerações Finais/Conclusões e Referências. Deverá ter no máximo 04 páginas no formato A4, margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2cm, fonte Times New Roman, tamanho 12 em todo texto. Não é recomendado que o trabalho tenha mais que 10 referências ou que tenha citações diretas. Figuras e/ou tabelas não devem estar presentes neste tipo de trabalho.
Referências
A Revista Favenorte Interdisciplinar [on-line] adota as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 6023/2002.
É indispensável que pelo menos 50% das referências bibliográficas sejam publicadas nos últimos 05 anos.
Na listagem das Referências é prioritário que o autor informe o DOI das referências em relação ao link (URL), quando consultadas na internet.
As referências devem ser dispostas no texto em ordem alfabética.
Em cada referência, deve-se listar até os três primeiros autores, em caso de mais de três autores listar o primeiro seguido da expressão et al.
Não se recomenda a citação de trabalho não publicado ou fonte duvidosa.
Referências com mais de cinco anos devem limitar-se às que são fundamentais.
A informação exata na listagem das referências, assim como a correta citação no texto são de inteira responsabilidade dos autores.
Para exemplo de referências consultar o Manual de Normalização de Trabalhos Científicos da FAVENORTE disponível em: https://favenorte.com.br/extensao/manuais/.
Tabelas e figuras:
É obrigatória a sua citação no texto. Enumerar em ordem sequencial numérica gráficos, figuras, tabelas e quadros em algarismos arábicos. Deverão conter título e legenda resumidos, no caso de figuras a legenda é embaixo. Usar fotos coloridas sempre que possível. A qualidade das figuras e tabelas é de responsabilidade dos autores.
Considerações Éticas
Todas as pesquisas que envolverem direta ou indiretamente seres humanos, devem ter tido avaliação prévia de um Comitê de Ética em Pesquisa e seus procedimentos seguidos de acordo com as recomendações da Resolução do Conselho Nacional de Saúde 466/2012. O autor deverá enviar junto com o trabalho submetido uma cópia do parecer do comitê de ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde.
Trabalhos que permitam a identificação dos sujeitos participantes serão sumariamente rejeitados.
Uso de Siglas:
Siglas com até três letras deverão ser escritos com maiúsculas (Ex: USP). Em sua primeira aparição no texto, deverão ser escritos por extenso, acompanhados da sigla entre parênteses. Siglas e abreviaturas compostas apenas por consoantes deverão ser escritas em letras maiúsculas. Siglas com quatro letras ou mais deverão ser escritas em maiúsculas se cada uma delas for pronunciada separadamente (Ex: IBGE). Siglas com quatro letras ou mais e que formarem uma palavra, deverão ser escritas apenas com a inicial maiúscula (Ex: Datasus). Siglas que incluírem letras maiúsculas e minúsculas originalmente deverão ser escritas como criadas (Ex: CNPq).
Palavras e expressões estrangeiras:
Palavras ou expressões estrangeiras devem aparecer em itálico a partir da introdução/conteúdo.
Avaliação dos Manuscritos
1° → Os manuscritos são submetidos exclusivamente pelo e-mail:[email protected], obedecendo às diretrizes do tópico submissão. Após a submissão o manuscrito passará por uma primeira revisão, quando necessárias alterações, o manuscrito é encaminhado para o autor para as devidas alterações. Realizadas as alterações ele deverá ser enviado novamente à Revista no prazo de 07 dias, caso contrário, será finalizado o processo de submissão do manuscrito será arquivado.
Quando não aceitos, os artigos serão devolvidos com a justificativa do editor.
2º → Se aprovado sem necessidade de correções iniciais ou após o reenvio com as alterações o artigo é encaminhado para avaliação por pares a cega. Os avaliadores terão um prazo de 45 dias para dar parecer sobre sua avaliação. Caso os avaliadores solicitem alterações, será enviado ao autor um arquivo com as considerações dos pareceristas. Os autores deverão providenciar as correções solicitadas, no prazo de 07 dias e estas devem estar marcadas no texto, utilizando cores diferentes de maneira que as modificações fiquem evidentes ou apresentar justificativas e contestações às solicitações de correção.
3º → A versão corrigida passa por uma nova avaliação pelo conselho editorial que dará parecer final sobre o manuscrito. Se aceito o artigo será comunicado ao autor e enviado para edição de texto e layout.
4º → Após a edição de texto e layout o autor receberá o artigo para conferir a edição e fazer a leitura de provas. Será o último momento para novas correções que também deverão ser identificadas quando ocorrer. O prazo para avaliação da edição de texto do editor é de 05 dias.
5º → Após esta etapa o artigo em sua versão final é publicado na revista em edição a ser definida pelo Conselho Editorial.
Declaração de direitos autorais e comportamento ético na pesquisa
Ao submeter o trabalho os autores devem enviar uma declaração escaneada assinada por todos os autores cedendo os direitos autorais à revista em caso de aceitação da submissão, ainda deverão atender para a existência de conflito de interesse referente ao trabalho submetido (VER MODELO).
Todos os trabalhos de pesquisas que envolveram direta ou indiretamente seres humanos como sujeitos de pesquisa deverão ser submetidos acompanhados da carta de Parecer Consubstanciado emitida pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Este é um requisito também obrigatório e justifica a rejeição do trabalho em caso de não cumprimento.
Política de privacidade
Nenhum documento solicitado durante o processo de submissão será disponibilizado publicamente.
A necessidade do envolvimento da comunidade, professores, alunos e demais funcionários é necessário para o desenvolvimento ágil do projeto político pedagógico.